sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O Significado do Pensamento na área da Espiritualidade e da Psicologia


 

Por Katssekya Samuel   
Eu sempre gostei de liberdade tal como os pássaros. Quando era criança sonhava sempre em voar como os pássaros, mas ao longo do tempo, pude então, aperceber-me que só poderia voar caso fosse piloto, onde provavelmente teria a oportunidade de ser livre como um pássaro.
Mas infelizmente eu não consegui realizar esse desejo, porque me tinha apaixonado pela psicologia, mas, a par disso, fui sentido, durante a minha vida de estudante , que todos nós podemos ser livres como um pássaro, isso é, através dos pensamentos.
De entre os vários animais, não há duvida de que o homem, devido à consciência, à linguagem e à sociedade em que vive , é um ser privilegiado no processo de adaptação. As representações sociais de cada indivíduo, permitem-lhe fazer uma analise de como ele pensa, organiza e reorganiza a sua vida.
A abordagem conceptual da categoria pensamento, centra-se nas mais diversas obras de grandes estudiosos ou mestres da área da espiritualidade.
A questão da força do pensamento e a sua análise dentro da área da Psicologia, também tem sido considerada para compreender o comportamento humano na área espiritual.
James Allem, diz que “ Um processo de pensamento específico em que persiste, seja ele bom ou mau, não falha na produção de resultados no carácter e circunstâncias. O homem não pode escolher directamente as suas circunstâncias, mas pode escolher os seus pensamentos e assim, indirectamente, mas seguramente, moldar as suas circunstancias” , isso mostra que através da forma como pensamos, podemos resolver os nossos próprios problemas. Se nós pensamos em situações negativas, então, receberemos circunstâncias negativas, mas, por outro lado, se mantivermos pensamentos positivos de uma forma também persistente, receberemos, ou atrairemos situações positivas. 
Segundo Henry Ford “ Não importa pensar que pode fazer algo ou pensar que não pode fazer algo. Em ambos os casos, terá provavelmente razão”.
Wayne Dyer, é um autor e orador , reconhecido internacionalmente no campo do desenvolvimento pessoal. É autor de 30 livros, editou vários CDs e DVDs e participou em centenas de programas de televisão e de rádio. Dr. Wayne, dado o significado do pensamento, considera, no seu último documentário com o titulo “Mude os seus pensamentos , mude a sua Vida”, que, com a aplicação do Tao, é possível mudarmos os nossos pensamentos e outras questões mais profundas que nós confrontam hoje como: a falta de emprego; saúde; questões amorosas; falta de dinheiro; felicidade, etc. Este autor enfatiza que tudo isso é possível através da sua prática ( Tão), a sua vida se transformará em algo verdadeiramente harmonioso e próspero. O Tão Te Ching, foi atribuído ao filósofo chinês Lao- tzu, foi considerado o livro sábio alguma vez escrito depois da bíblia.

O que é o pensamento? A Enciclopédia Wikipedia, dá-nos uma definição de pensamento não muito distante da psicologia : é uma forma de processo mental , que permite aos seres humanos modelarem o mundo e, com isso, lidar com ele de forma efectiva e de acordo com as suas metas, planos, e desejos. Contrapondo com a psicologia, Piaget fala-nos do “significante” e do “significado”no sentido de que a representação acha-se ligada ao pensamento e à inteligência (representação no sentido lato) e a imagem mental ou à recordação imagem (representação no sentido estrito) (Piaget, 1973).

A abordagem assim feita por Piaget coloca no centro da discussão da representação o problema do conceito, aspecto mais abstracto e ligado ao pensamento, e da imagem, ou seja, um símbolo concreto. Segundo ele, teríamos, assim, na representação, o conceito ligado ao significado e a imagem ligada ao significante, cuja envoltura material é a linguagem. De facto, a representação significa reproduzir uma imagem, aproximando-se, assim, à noção de símbolo (representar algo por meio de símbolos); daí a sua natureza significante, denotando algo ausente.

De acordo com Piaget, a acomodação tem um primado na representação quando comparada com a assimilação, querendo isso dizer que a representação surge assim como um processo no qual o sujeito procura reestruturar as suas estruturas internas para se adaptar ao meio ambiente. Processo esse que é efectuado tomando em consideração as interacções colectivas que se estabelecem entre o sujeitos e os outros seres que o rodeiam. Nós não poderíamos deixar de falar do pensamento sem falar das representações, pois as representações sociais, ao meu ver, é que formam os pensamentos. Outra grande contribuição sobre o conceito de representações vem-nos da área da Sociologia , feita pelo sociólogo Durkein. Para este autor, as representações podem ser individuais ou colectivas e essas são produzidas pelas acções e reacções entre a consciência elementar e de que é feita a sociedade ( Neto, 2000). Para ele, a sociedade é que determina tudo( pensamentos, crenças e valores)
Tudo o que foi dito mais acima , leva-nos crer que a lei da vida é a crença. Por outras palavras, podemos dizer que a crença pode ser sumariada como um pensamento na mente. Assim, o que a pessoa senti e acredita, é o estado da sua mente e corpo , que atrairá as circunstâncias positivas ou negativas para a sua vida , por isso se quer ser feliz mantenha sempre pensamentos saudáveis.

Referências bibliográficas:

Joseph Murphy, Ph.D . O Poder do Subconsciente, 51ª Edição (2000). Editora: Nova Era.
Samuel Katssekya . Monografia de Fim do curso na área de Psicologia Clínica. Tema: Representações Sociais sobre o Envelhecimento, da Saúde, da Doença. (2009). Instituto Superior Transdisciplinares Jean Piaget de Almada.
Wayne W. Dyer. Mude os Seus pensamentos Mude a Sua Vida (DVD). Editado ( Filmes Unimundos). Wwww.unimundos.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário